A história do Sindicato das Indústrias Gráficas (SIGRAF) da Grande Florianópolis teve início ainda na década de 70, quando um grupo de empresários locais, liderado pelo senhor Vitor Mário Zanetti, fundou a Associação das Indústrias Gráficas de Florianópolis. Mais tarde, em 14 de setembro de 1987, em uma reunião na Gráfica Zanetti, seria tomada a decisão de transformar a Associação em sindicato. Finalmente, em 31 de maio de 1988, é registrado o SIGRAF da Grande Florianópolis.
Desde a sua criação, até o dia de hoje, muitas ações em prol do setor gráfico marcaram a história do sindicato, das quais destacamos a consolidação de sua sede, a promoção de cursos e eventos exclusivos, a viabilidade para participação em feiras, congressos e missões empresariais, vitórias jurídicas junto ao Tribunal Regional do Trabalho e muito mais!
Sede - Em junho de 2001, numa parceria com a Associação Brasileira da Indústria Gráfica – Regional Santa Catarina (ABIGRAF/SC), o SIGRAF da Grande Florianópolis instalou-se em uma nova sede em Florianópolis, localizada na Rua Liberato Bittencourt, 1757, 1º andar – Estreito, dispondo de sala de reuniões, secretaria executiva, gabinete odontológico, espaço para reuniões e treinamento no ático com churrasqueira e cozinha.
Em outubro de 2003, o espaço da Rua Liberato Bittencourt já não comportava mais as atividades e os serviços que o SIGRAF da Grande Florianópolis e a ABIGRAF/SC ofereciam aos associados. O jeito foi transferir a sede das duas entidades para uma casa bem mais ampla, localizada na Rua Joaquim Nabuco, 1680.
Por fim, em dezembro de 2005, foi realizada a inauguração da sede do SIGRAF e ABIGRAF/SC, na Rua Thiago da Fonseca, 44 – Capoeiras (atual endereço), que já contava com 300 m2 de área, cozinha, secretaria, gabinete odontológico e auditório, mas que posteriormente seria reformada.
Em 22 de setembro de 2006, ocorreu a inauguração oficial da reforma do prédio da sede SIGRAF e ABIGRAF/SC. O evento contou com a presença da diretoria da ABIGRAF Nacional, sob a liderança de Mário César de Camargo.
Posteriormente, em 2010, o prédio localizado na Rua Thiago da Fonseca foi adquirido pela Federação das Indústrias (FIESC), passando a acolher, além das sedes SIGRAF e ABIGRAF/SC, a Associação dos Sindicatos Filiados à FIESC, da região Sudeste, presidida também pelo senhor Zanetti, então presidente do SIGRAF.
Uma nova reforma, inaugurada no dia 5 de agosto de 2010, proporcionou a reformulação do consultório odontológico do SESI, sala de reuniões e de diretoria, áreas administrativas melhor equipadas, sala de arquivo, sala de apoio e outras melhorias de infraestrutura, além do auditório com capacidade para 80 pessoas e o salão de eventos para 110 pessoas, que já existiam.
União do setor - Em 2004, com a união da ABIGRAF/SC e SIGRAF para implantar o sistema mensal de reuniões com discussão de assuntos de interesse do setor gráfico e confraternização, firmou-se também a iniciativa de angariar fornecedores parceiros que, com patrocínio, viabilizam, até hoje, parte das despesas dos encontros.
Com a união do setor, o auxílio dos fornecedores parceiros e o apoio da FIESC e ABIGRAF/SC, o SIGRAF ainda estabeleceu um calendário de cursos e treinamentos do setor, realiza há 11 anos o Festival de Futebol Sete da Entidade, patrocina a participação de seus associados a feiras, missões empresariais e congressos do setor, além de viabilizar o vale transporte para colaboradores das empresas gráficas e seus familiares que participam dos cursos de Educação de Jovens e Adultos do SESI.
No dia 04 de Julho de 2011, o SIGRAF obteve uma vitória histórica no Tribunal Regional do Trabalho Santa Catarina (TRT/SC), que beneficiou a todos os demais sindicatos do Estado. Graças à postura firme da diretoria do sindicato, o Tribunal decidiu, que as empresas ligadas ao SIGRAF não eram obrigadas a pagar o mínimo regional de Santa Catarina, porque existia convenção coletiva de trabalho, fruto de negociação entre trabalhadores e empregadores, reforçando a segurança jurídica sobre a questão, consolidando a interpretação e, principalmente, valorizando as negociações entre trabalhadores e empresas.
O SIGRAF ainda esteve diretamente envolvido no processo para reativação da Escola Gráfica no Centro Educacional Dom Jaime de Barros Câmara, em Palhoça, que no dia 8 de julho de 2013, já formou a primeira turma do curso de Auxiliar de Impressão Offset, ministrado pelo SENAI na instituição.
Por fim, no dia 24 de maio de 2013, o Sindicato das Indústrias Gráficas (SIGRAF) da Grande Florianópolis recebeu da Federação das Indústrias (FIESC) o Mérito Sindical de Santa Catarina - categoria bronze - pelos seus 25 anos de filiação.
GALERIA DOS EX-PRESIDENTES